Tecnologia e Educação
Educação a Distância: Os ambientes Virtuais e algumas possibilidades pedagógicas.
Segundo a Autora, atualmente surgiram novas formas de aprender e ensinar, e no que se refere à tecnologia da educação, essas novas possibilidades são bastante visíveis destacando-se a educação à distância. As novas tecnologias destacando a internet são alvos tanto de elogios quanto criticas, no que se refere a internet muitos a colocam como algo negativo na educação integral do sujeito, o que muitas vezes esse críticos não entendem e que há uma diferença entre informação e conhecimento. Após o sujeito receber formação ele terá de fazer uma filtragem e uma interpretação da mesma para que se estabeleça então conhecimento. Assim o aluno poderá interpretar as informações articulando-as com o seu universo.
Algo que se questiona é como propiciar condições para que o aluno possa vivenciar essas questões no contexto de educação a distância, e fica claro que isso dependera muito da abordagem educacional que norteia a ação do professor, pois ele poderá entregar apenas informação ao aluno entendendo que isso seja suficiente fazendo do mesmo reprodutor de informações ou criar situações de aprendizagem que possa favorece o aluno a transformar as informações em conhecimento.
Os ambientes virtuais funcionam por meio de ferramentas que são estabelecidas de forma organizada promovendo cursos a distâncias. São ferramentas que disponibilizam um conteúdo de informação que favorecem aos interesses e necessidades de cada um, mas é necessário que o professor direcione o uso dessas para o aluno de forma pedagógica e contextualizada.
Algumas ferramentas trazem diversas implicações e discussões no campo pedagógicos. A autora registra e instiga a participação ativa entre alunos e professores, o tema devera ser pertinente e assim também atender as necessidades do aluno para que eles possam interagir entre si. Essa interação não poderá ser desarticulada, e sim promover espaço onde são contempladas as atividades com o propósito do curso.
Para a autora acontece uma evidenciação das relações afetivas e interpessoais tanto no fórum de discussão como, mas de mais ferramentas de interação, quando essa se se baseia em valores de reciprocidade, respeito e confiança entre os participantes, promovendo assim o trabalho coletivo e colaborativo, potencializando a construção da rede humana de aprendizagem na busca de compreensão dos outros e de si mesmo.
Portfólio
A autora destaca o portfólio como ferramenta que permite individualmente ou em grupo compartilhamento de atividades/ projetos com colegas e ou professor, possibilitando ao aluno dar e receber feedback do que esta sendo produzido. Para ela nesse sentido o professor, além de desenvolver ações investigativas atua como mediador desse processo, colocando-se como parceiro de seus alunos, contribuindo com a aprendizagem nos vários espaços de ambientes virtuais, tendo como norteador uma pedagogia relacional com toda complexidade que a educação a distância requer, pautado em princípios, compromisso pedagógicos, intenções promovendo desenvolvimentos cognitivo, afetivo, social e humano dos alunos.
Chat
O chat (bate papo) é uma das importantes ferramentas que nos permite conversar em tempo real entre os componentes de um grupo.O Chat é usado de maneiras diversificadas.No chat a maneira dos alunos se explicitar é espontânea ,pois ele requer escrita rápida,sendo diferente de outros recursos como por exemplo: Portfólio, correio eletrônico que são feitas de maneira elaborada.sendo formas diferenciadas para expressar o pensamento. É essencial também considerar o numero de participantes em um chat para que se obtenham discussões de questões mais complexas articulando com as idéias dos colegas. Dentre as interligações das ferramentas de interações, possuem outras relacionadas diretamente que organizam o acesso de materiais de leituras sobre conteúdos específicos ligando muitas ferramentas integrando saberes entre alunos e professores construindo, portanto em coletivo a rede humana de aprendizagem.
Referência Bibliográfica.
PRADO, Maria E. B. B. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. S/D. acesso em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm
Esse trabalho foi elaborado por graduandas do 6° período de pedagogia do
Centro Universitário UNA.
Alunas: Áedila Lauar, Cleonice, Cynthia Cruz, Selma Rosa e Priscila Moreira
Educação a Distância: Os ambientes Virtuais e algumas possibilidades pedagógicas.
Segundo a Autora, atualmente surgiram novas formas de aprender e ensinar, e no que se refere à tecnologia da educação, essas novas possibilidades são bastante visíveis destacando-se a educação à distância. As novas tecnologias destacando a internet são alvos tanto de elogios quanto criticas, no que se refere a internet muitos a colocam como algo negativo na educação integral do sujeito, o que muitas vezes esse críticos não entendem e que há uma diferença entre informação e conhecimento. Após o sujeito receber formação ele terá de fazer uma filtragem e uma interpretação da mesma para que se estabeleça então conhecimento. Assim o aluno poderá interpretar as informações articulando-as com o seu universo.
Algo que se questiona é como propiciar condições para que o aluno possa vivenciar essas questões no contexto de educação a distância, e fica claro que isso dependera muito da abordagem educacional que norteia a ação do professor, pois ele poderá entregar apenas informação ao aluno entendendo que isso seja suficiente fazendo do mesmo reprodutor de informações ou criar situações de aprendizagem que possa favorece o aluno a transformar as informações em conhecimento.
Os ambientes virtuais funcionam por meio de ferramentas que são estabelecidas de forma organizada promovendo cursos a distâncias. São ferramentas que disponibilizam um conteúdo de informação que favorecem aos interesses e necessidades de cada um, mas é necessário que o professor direcione o uso dessas para o aluno de forma pedagógica e contextualizada.
Algumas ferramentas trazem diversas implicações e discussões no campo pedagógicos. A autora registra e instiga a participação ativa entre alunos e professores, o tema devera ser pertinente e assim também atender as necessidades do aluno para que eles possam interagir entre si. Essa interação não poderá ser desarticulada, e sim promover espaço onde são contempladas as atividades com o propósito do curso.
Para a autora acontece uma evidenciação das relações afetivas e interpessoais tanto no fórum de discussão como, mas de mais ferramentas de interação, quando essa se se baseia em valores de reciprocidade, respeito e confiança entre os participantes, promovendo assim o trabalho coletivo e colaborativo, potencializando a construção da rede humana de aprendizagem na busca de compreensão dos outros e de si mesmo.
Portfólio
A autora destaca o portfólio como ferramenta que permite individualmente ou em grupo compartilhamento de atividades/ projetos com colegas e ou professor, possibilitando ao aluno dar e receber feedback do que esta sendo produzido. Para ela nesse sentido o professor, além de desenvolver ações investigativas atua como mediador desse processo, colocando-se como parceiro de seus alunos, contribuindo com a aprendizagem nos vários espaços de ambientes virtuais, tendo como norteador uma pedagogia relacional com toda complexidade que a educação a distância requer, pautado em princípios, compromisso pedagógicos, intenções promovendo desenvolvimentos cognitivo, afetivo, social e humano dos alunos.
Chat
O chat (bate papo) é uma das importantes ferramentas que nos permite conversar em tempo real entre os componentes de um grupo.O Chat é usado de maneiras diversificadas.No chat a maneira dos alunos se explicitar é espontânea ,pois ele requer escrita rápida,sendo diferente de outros recursos como por exemplo: Portfólio, correio eletrônico que são feitas de maneira elaborada.sendo formas diferenciadas para expressar o pensamento. É essencial também considerar o numero de participantes em um chat para que se obtenham discussões de questões mais complexas articulando com as idéias dos colegas. Dentre as interligações das ferramentas de interações, possuem outras relacionadas diretamente que organizam o acesso de materiais de leituras sobre conteúdos específicos ligando muitas ferramentas integrando saberes entre alunos e professores construindo, portanto em coletivo a rede humana de aprendizagem.
Referência Bibliográfica.
PRADO, Maria E. B. B. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. S/D. acesso em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm
Esse trabalho foi elaborado por graduandas do 6° período de pedagogia do
Centro Universitário UNA.
Alunas: Áedila Lauar, Cleonice, Cynthia Cruz, Selma Rosa e Priscila Moreira
os textos ficaram ótimos, mas e o vídeo? selma
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